O Pelourinho, marca triste da nossa sociedade, afinal quantas vidas se foram nesse tronco, quanta tristezas. Porém deve ser preservado. No Brasil além deste que esta em Alcântara-ma. ha somente mas três no Brasil, Afinal as marcas da colonização aida estão presentes nesse tronco.
Caro Amigo André Araújo
ResponderExcluirTambém sou um "sorvedor de História"
Desafortunadamente os pelourinhos fcaram tristemente marcados como um local de seviciamento e execração pública de malfeitores e escravos, mormente. Neles se infligia castigo aos que infringiam as leis.Por isso foram eliminados, desaparecendo das cidades, a fim de apagar sua triste mémória. Quanta burrice! Memória não se apaga, ao revés, se a mantém, até´mesmo para servir de exemplo aos pósteros.
Em virtude de sua importância exponencial no dia-a-dia das sociedades daquela época, eis que servia como símbolo da autonomia municipal e da justiça, o pelourinho erguia-se soberbamente na praça principal da vila ou cidade – a simbolizar esta condição -, de ordinário à frente dos paços. “Levantar pelourinho” valia dizer receber foral de vila. Legalmente, para que tal ocorresse, fazia-se mister o real consentimento.
Não conheço outros no Brasil (vc diz existirem mais três) e agradeceria muito se me desse essa informação. Cordial abraço de Sérgio Pandolfo